SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Integração ensino-serviço-comunidade na perspectiva de profissionais da Atenção Primária à SaúdeA educação ambiental desenvolvida nas escolas de educação infantil do município de Rio Claro-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

LUNA, Geisy Lanne Muniz et al. Crenças, autoeficácia e estratégias de professores diante do bullying. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e15.  Epub 31-Dez-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16671.

Buscou-se identificar e relacionar as ocorrências de violência que envolvem estudantes e professores, as estratégias utilizadas por esses professores para o enfrentamento do bullying e as suas crenças e percepção de autoeficácia para intervir nesse problema. Em estudo transversal, com abordagem analítica, realizado em 2018, com 46 professores de Guaiúba, Ceará, Brasil, foram aplicados três questionários para investigação da violência escolar e das práticas, crenças e percepção de autoeficácia dos docentes diante do bullying. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva e inferencial. Identificou-se que existe prevalência significativa de violências que envolvem professores e estudantes nas escolas investigadas. Professores que foram autores de bullying na infância concordam mais com crenças normativas (p=0,04) e de aprendizagem (p=0,03), enquanto professores que foram vítimas acreditam que as estratégias de esquiva são inadequadas (p=0,02). Portanto, é necessária a identificação das percepções, crenças e do histórico de envolvimento em bullying de professores para a construção de programas mais eficazes de enfrentamento da violência escolar.

Palavras-chave : Violência Escolar; Bullying; Professores; Estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )