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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SANTOS, Elisangela Soares Siqueira dos  y  CARVALHO, Maria Bernadete Sarti da Silva. A educação ambiental desenvolvida nas escolas de educação infantil do município de Rio Claro-SP. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e16.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16692.

A Educação Ambiental (EA) na Educação Infantil (EI) constitui o cerne deste artigo, qual resultou de uma pesquisa de mestrado realizada no município de Rio Claro-SP, buscando contribuir para a produção de pesquisas nessa temática E centrando-se em um estudo diagnóstico da inserção da EA na EI no município de Rio Claro. Trata-se de uma pesquisa de metodologia qualitativa e, neste artigo, é apresentado um recorte expondo a análise de dados obtidos por entrevistas semiestruturadas com professores que atendem alunos na faixa etária de 4 a 5 anos. Como fundamentos teóricos trazemos os estudos da Teoria Histórico-Cultural e da EA Crítica. Nas entrevistas, constatamos práticas que caminham na direção de uma educação ambiental crítica, o que nos permite ponderar haver aproximações e interseções entre a EA e a EI, apresentando sinais de entrelaçamento com a perspectiva crítica em suas dimensões éticas, políticas e estéticas.

Palabras clave : Educação Ambiental; Educação Infantil; Práticas Pedagógicas.

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