SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Educación ambiental desarrollada en escuelas de educación infantil de Rio Claro-SPDerechos humanos, educación en derechos humanos y educación moral: interrelaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

DAMASCENO, Alberto; PANTOJA, Suellem  y  DOURADO, Viviane. Educação na Amazônia: um balanço das iniciativas de produção historiográfica. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e17.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16722.

Este trabalho discute as iniciativas de produção historiográfica sobre a história da educação na Amazônia, particularmente estudos de pesquisadoras e pesquisadores que investigam o estado do conhecimento acerca da trajetória da educação na região. A metodologia de pesquisa conta com um levantamento bibliográfico de livros e artigos, baseado em indicadores sobre a história da educação na Amazônia ou de seus estados, abordando as produções referentes ao período que corresponde às primeiras iniciativas de criação de grupos de pesquisa em História da Educação, na década de 1980, até os últimos vinte anos, quando houve aumento dos estudos na região. Concluímos que, não obstante tenham ocorrido avanços importantes na produção amazônica, historicamente periférica em vários aspectos e por isso preterida em relação ao Sul e Sudeste, por exemplo, ainda é necessário ampliar os esforços no sentido de sua disseminação, que deverá ocorrer a partir da formação de novos pesquisadores e pesquisadoras no campo.

Palabras clave : Amazônia; História da educação; Produção historiográfica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )