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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PAVANELI, Camila Fernanda Dias; LUGLI, Ieda Alves  y  MARTINS, Raul Aragão. Direitos humanos, a educação em direitos humanos e a educação moral: inter-relações. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e18.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16755.

Os direitos humanos representam uma conquista histórica, pois pela primeira vez fornece uma política para expressar nossas preocupações comuns e uma moral universalmente acessível. Assim, estabelece traços morais entre seres de todo o mundo e auxilia na criação de uma consciência de humanidade compartilhada. Dessa forma, o presente ensaio teve por objetivo verificar a relação entre os direitos humanos, a educação em direitos humanos e a educação moral, levando em consideração práticas que promovam o desenvolvimento moral mais elevado da moralidade, fundamentado na justiça universal, no respeito à dignidade e na igualdade dos direitos humanos. Para tanto foram realizadas buscas nos portais SciELO, PePSIC e Portal Capes. Embora a educação moral e a educação em direitos humanos compartilham ideias e métodos, as áreas possuem diferenças que podem fortalecer a educação sociomoral e, consequentemente, promover o desenvolvimento moral autônomo.

Palabras clave : Autonomia; Educação; Moral.

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