SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66El desempeño y la formación de docentes en sociedades conectadas: profesionales de la red de educación municipal en Passo Fundo-RSGénero y sexualidad en escuelas: revisión integradora de instrumentos de recolección de datos en investigaciones índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FURTADO, Juceni Medeiros  y  OSTI, Andreia. Propostas de leitura na sala de aula por professores do Fundamental I. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e20.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17027.

A leitura é relevante para a formação da pessoa, pois o significado construído por meio dela traz sentido à sua própria existência. Esta pesquisa procurou investigar como duas professoras do 3º ano do Ensino Fundamental I propõem atividades de leitura em sala de aula em relação aos seus conteúdos: estabelecer relações entre textos, inferir sobre o significado de palavras e expressões, apreciar textos literários, perceber a relação causa-consequência, compreender o tema, perceber diálogos, identificar situação de produção, função social, características do gênero e as marcas linguísticas que o constituem. A pesquisa, de natureza qualitativa, baseou-se nos resultados das avaliações em larga escala aplicadas aos estudantes brasileiros, como a Prova Brasil e a Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), que revelaram o discrepante desfecho sobre a proficiência leitora nas duas escolas aqui investigadas. Uma das escolas apresentou nível adequado de leitura, tendo 88% dos discentes com maior desempenho, enquanto a outra teve 47% de seus alunos com menor desempenho. As avaliações externas foram usadas como indicativo para a análise que evidenciou as dificuldades dos estudantes no processo de proficiência leitora, bem como indicou o crescimento no desempenho de um grupo de estudantes em decorrência de práticas pedagógicas diferenciadas assumidas pela professora. Os resultados revelaram a relevância de um trabalho de leitura significativo para os estudantes em que o docente promova envolvimento dos discentes em aula planejada, envolvente e com textos articulados com os interesses e realidades dos alunos.

Palabras clave : Leitura; Avaliação; Ensino Fundamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )