SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Propuestas de lectura en el aula por profesores de la Educación PrimariaEstudio de caso de la práctica educacional de la escuela familia agrícola de Cachoeiro de Itapemirim/ES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PEREIRA JUNIOR, Marcus Vinicius de Paula; TEIXEIRA, Filomena  y  RODRIGUES, Ana Alexandra Valente. Género e sexualidade em escolas: revisão integrativa de instrumentos de recolha de dados em investigações. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e21.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17347.

As escolas, por meio de seus participantes, reproduzem comportamentos que resultam de múltiplas perceções sobre variadas questões sociais e são o local onde, no contexto das relações de género e sexualidade, têm sido desenvolvidas investigações para averiguar a manutenção das normatividades estruturais nesses espaços. Assim, questiona-se: no âmbito de investigações sobre género e sexualidade nas escolas, que instrumentos de recolha de dados vêm sendo utilizados para analisar as perceções dos/das participantes escolares sobre o tema? Objetivou-se, portanto, o desenvolvimento de uma revisão integrativa que destaque os instrumentos de recolha de dados usados em investigações sobre relações de género e sexualidade no ambiente escolar. Procedeu-se à pesquisa de artigos com foco na relação entre género, sexualidade e escola, com destaque aos instrumentos de recolha de dados. Pela análise de conteúdo do corpus documental concluiu-se ser quase consensual a escolha de certos instrumentos de recolha de dados, com os estudos restringindo-se praticamente a perceções de estudantes e carecendo de informações sobre outros participantes escolares. Alerta-se, assim, para a premência de se ampliarem as estratégias de investigação dessas relações, pensando-se, por exemplo, nas perceções de docentes sobre o tema.

Palabras clave : Gênero e sexualidade; Escola; Instrumentos; Revisão integrativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )