SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 issue66Gender and sexuality in schools: integrative review of data collection instruments in research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

RANGEL, Charlene Candida  and  LEMOS, Ediu. Estudo de caso da prática educacional da escola família agrícola de Cachoeiro de Itapemirim/ES. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e27.  Epub Dec 31, 2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s13768.

O presente artigo visa avaliar a temática escolhida pelos alunos da disciplina Projeto Profissional do Jovem (PPJ) do 4º ano da Escola Família Agrícola de Cachoeiro de Itapemirim (Efaci) do ano letivo de 2016, especialmente quanto ao interesse pelo tema da educação ambiental, e analisar a metodologia aplicada na ação desenvolvida em dois PPJ. Mais de 53% dos temas dos PPJ escolhidos abordava a educação ambiental. A ação de dois PPJ analisados revelou que a sensibilização das crianças e a oficina com materiais reciclados foram instrumentos utilizados para abordar a educação ambiental nas comunidades dos alunos. Além disso, este trabalho visa verificar as percepções dos estudantes sobre a educação ambiental no contexto escolar, obtidas através do estudo de caso construído a partir da aplicação de questionário na Efaci com os alunos do 1º e 4º anos do ensino médio integrado ao técnico agrícola (ano letivo de 2017). Os dados obtidos com aplicação do questionário revelaram que os alunos do 1º e 4º anos percebem como a educação ambiental é desenvolvida no contexto escolar. Além disso, houve mudança de comportamento dos alunos, com relação ao meio ambiente, depois que começaram a frequentar a Efaci. Os resultados obtidos corroboram a proposta pedagógica da Escola.

Keywords : Educação ambiental; Meio ambiente; Sensibilização; Pedagogia da alternância.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )