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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BIKEL, Roque Luiz; DUEK, Viviane Preichardt y BENITES, Larissa Cerignoni. O estágio curricular supervisionado em Educação Física na perspectiva dos planos de ensino e relatórios finais. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e28. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16607.
Este trabalho teve como objetivos analisar os planos de ensino (PEs) e os relatórios finais (RFs) produzidos no âmbito do estágio curricular supervisionado (ECS) em Educação Física no ensino médio e explorar o que se suscita pensar sobre esse estágio e a formação de professores de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo documental que explorou os PEs e os RFs e se valeu da técnica de análise de conteúdo para a avaliação dos dados. Os resultados e discussões possibilitaram compreender aspectos gerais do ECS e do planejamento dos estagiários, destacando-se as escolhas, as possíveis interpretações e a reflexão possibilitada pelo ECS, um recurso válido para mapear os saberes em relação à prática pedagógica e pensar encaminhamentos no âmbito da formação. Como considerações finais retrata-se que estudos sobre documentos são importantes e significativos e se sugere a conexão com futuros estudos que busquem analisar as diferentes instâncias presentes no contexto dos ECSs a fim de melhor compreender as relações entre a produção de documentos e suas implicações no exercício docente.
Palabras clave : Análise documental; Formação de Professores; Ensino Médio.