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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MENDOZA, Babette y GONCALVES, Adriana. Estruturação de planos de aula com princípios do desenho universal para a aprendizagem (DUA): contribuição para a educação inclusiva. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e31. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16855.
Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre planejar e desenvolver um modelo de plano de aula baseado em princípios e diretrizes do desenho universal para a aprendizagem (DUA), do inglês universal design for learning (UDL), abordagem educacional que pretende eliminar as barreiras à aprendizagem de todos os alunos. A problematização partiu da dúvida se seria possível a um professor, tendo acesso às orientações sobre os princípios do DUA contidos no framework UDL do Center for Applied Special Technology (CAST), aplicá-las com sucesso. O framework UDL é considerado, pelo CAST, uma ferramenta completa para a implementação do DUA, pois oferece um conjunto de orientações e sugestões práticas que podem ser aplicadas a qualquer temática com a finalidade de garantir que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem. Estudou-se o conteúdo do framework com o propósito de criar um plano de aula detalhado, configurando-se em pesquisa de caráter teórico-prático, que pôde produzir respostas à problematização inicial, aplicando as orientações como instrumento para analisar sua viabilidade. A partir do resultado da aplicação do framework sugere-se seu uso como recurso instrucional para apoiar formações iniciais e continuadas de professores sobre DUA.
Palabras clave : Desenho Universal para a Aprendizagem; Framework UDL; Plano de Aula; Educação Inclusiva.