SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Retratos sociológicos: investigación de revisión de literatura sobre la comprehensión de las trayectorias personal y profesional de profesores de Educación FísicaDesarrollo profesional docente de profesoras alfabetizadoras con experiencia en la Red Municipal de Enseñanza de Brusque (SC) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MENDOZA, Babette  y  GONCALVES, Adriana. Estruturação de planos de aula com princípios do desenho universal para a aprendizagem (DUA): contribuição para a educação inclusiva. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e31. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16855.

Este artigo apresenta uma discussão teórica sobre planejar e desenvolver um modelo de plano de aula baseado em princípios e diretrizes do desenho universal para a aprendizagem (DUA), do inglês universal design for learning (UDL), abordagem educacional que pretende eliminar as barreiras à aprendizagem de todos os alunos. A problematização partiu da dúvida se seria possível a um professor, tendo acesso às orientações sobre os princípios do DUA contidos no framework UDL do Center for Applied Special Technology (CAST), aplicá-las com sucesso. O framework UDL é considerado, pelo CAST, uma ferramenta completa para a implementação do DUA, pois oferece um conjunto de orientações e sugestões práticas que podem ser aplicadas a qualquer temática com a finalidade de garantir que todos os alunos tenham acesso a oportunidades de aprendizagem. Estudou-se o conteúdo do framework com o propósito de criar um plano de aula detalhado, configurando-se em pesquisa de caráter teórico-prático, que pôde produzir respostas à problematização inicial, aplicando as orientações como instrumento para analisar sua viabilidade. A partir do resultado da aplicação do framework sugere-se seu uso como recurso instrucional para apoiar formações iniciais e continuadas de professores sobre DUA.

Palabras clave : Desenho Universal para a Aprendizagem; Framework UDL; Plano de Aula; Educação Inclusiva.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )