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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
BRUNS, Juliana Pedroso y RAUSCH, Rita Buzzi. Desenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e32. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16962.
Objetivou-se, neste artigo, analisar como acontece o desenvolvimento profissional docente de professoras alfabetizadoras experientes na Rede Municipal de Ensino de Brusque (SC). A metodologia utilizada é biográfica e a análise dos dados é a textual discursiva. Como referencial teórico utilizaram-se as contribuições de Garcia (1999, 2009a, 2009b, 2010), Vaillant e Garcia (2012, 2015, 2017) e Nóvoa (1992, 2009, 2010). Os resultados evidenciaram que: a) para todas as alfabetizadoras, o desejo de ser professora surgiu na infância; b) um período introdutório acompanhado por professores experientes é imprescindível, pois a formação inicial é a primeira etapa formal de um processo de desenvolvimento profissional que ocorre ao longo da vida do professor; e c) com o passar dos anos, as professoras sentiram-se mais confiantes. Espera-se que as narrativas favoreçam uma reflexão acerca do desenvolvimento profissional docente e que as políticas públicas de formação se atentem para as etapas desse desenvolvimento, que é contínuo.
Palabras clave : Desenvolvimento Profissional Docente; Formação de Professores; Professoras Alfabetizadoras; Professoras Experientes.