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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

FREITAS, Wanderleia Maria de  y  PASQUALLI, Roberta. Juventude surda: desafios e impasses no espaço escolar e no mundo do trabalho no Brasil. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e36. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17058.

Os sujeitos surdos travam uma luta diária para conquistar o seu lugar no meio social, visto que muitas vezes são marginalizados e menosprezados pela cultura imposta pela sociedade. Nessa direção, o presente trabalho, elaborado em forma de revisão crítica de literatura, teve como objetivo analisar os desafios e impasses para a inserção dos jovens surdos nos espaços escolares e no mundo do trabalho brasileiro. Foi realizado por meio de uma revisão bibliográfica fundamentada em autores como Dayrell (2007, 2013), Ciavatta (2005, 2012), Mori e Sandes (2015), Silva e Pasqualli (2021), Carvalho e Nobrega (2015), entre outros. Também foram analisados decretos e leis que tratam dos processos de inclusão no Brasil. Como resultado observa-se que as discussões reforçam a necessidade das políticas de inclusão realizadas por meio das instituições de ensino e outras associações. Conclui-se destacando-se as percepções dos surdos sobre os desafios enfrentados para se inserir no mundo do trabalho, bem como os aspectos voltados para que sua formação e sua profissionalização sejam ampliadas.

Palabras clave : Juventudes; Trabalho; Escolas; Educação de Surdos.

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