SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Jóvenes sordos: retos e impasses en el espacio escolar y en el mundo del trabajo en BrasilCurricularización de la extensión en los cursos de licenciatura: un análisis de la producción científica brasileña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ZANCAN, Sabrina  y  BERTICELLI, Danilene Gullich Donin. Sense Líquen: uma proposta para trabalhar com números e quantidades. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e37. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17082.

Cartazes de números e quantidades são muito comuns e estão presentes em muitas salas de aula do Ensino Fundamental I. Geralmente coloridos e com figuras diversas, buscam representar os números em forma de algarismos, por extenso e com desenhos representando as quantidades. Neste texto, apresentamos uma proposta alternativa de representar os números e as quantidades, uma forma desenhada e outra manipulativa, que pode ser utilizada para representação de quantidades ou para resolução de operações de adição e subtração, a qual denominamos Sense Líquen. O Sense Líquen facilita o processo de ensino e aprendizagem na construção da relação entre números e quantidades, valoriza as relações numéricas e leva os estudantes a perceberem que os números se relacionam, que um está dentro do outro, ou que um contém o outro. Permite a visualização de números e quantidades sem a necessidade de contagem, a resolução de operações de adição e subtração estabelecendo e valorizando as relações numéricas, o senso numérico, a criatividade e a flexibilidade com os números. O material favorece a construção de conhecimentos necessários para a elaboração de estratégias de cálculo mental, essenciais para resolver situações-problema do dia a dia.

Palabras clave : Sense Líquen; Relações Numéricas; Material Manipulável; Cálculo Mental; Educação Matemática.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )