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Articulo
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Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
CORREIA, Fábio Caires; SILVA, Rafael Furtado da y CARDOSO, Deisiane Neves de Oliveira. Natureza, ação tecnológica e ética: caminhos para uma educação ambiental desde Hans Jonas. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e44. Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17687.
Tornar as questões ambientais fundamentalmente necessárias e urgentes nestes tempos e trópicos, tempos de uso massivo – nos últimos dois séculos e especialmente pós-Segunda Guerra Mundial – das tecnologias de produção, significa requerer o mínimo existencial, ou seja, condições razoáveis para uma boa qualidade de vida. O objetivo deste artigo é duplo: por um lado, pretendemos apresentar a contribuição filosófica de Hans Jonas à questão ecológica; por outro, gostaríamos de destacar como, justamente a partir dessa reflexão, é possível adquirir uma conscientização adequada – desde a promoção de uma educação ambiental – dos riscos ambientais ligados aos desenvolvimentos tecnológico e econômico. Primeiramente, analisamos a contribuição de Jonas para a redefinição do conceito de natureza. Em segundo lugar, procuramos esclarecer em que termos e com que consequências, segundo Jonas, a natureza humana ocupa um lugar central na revisão global do conceito de natureza e manifesta-se em termos de um princípio ético fundamental. Por fim, tentamos explicar quais as consequências daí decorrentes para a proteção da ecologia inteira.
Palabras clave : Natureza; Hans Jonas; Tecnologia; Crítica.