SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Metodologías activas de aprendizaje: informe de un taller de capacitación índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

PAQUIELA, Eliane Oliveira de Andrade; FIGUEIREDO, Eluana Borges Leitão de; LEMOS, Patrícia Ferraciolli Siqueira  y  ABRAHAO, Ana Lúcia. Experiência, sentido e palavra: reflexões sobre o ensino da história da enfermagem. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e23.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s15982.

Este estudo tem por objetivo refletir sobre os efeitos da estratégia de aprendizagem ativa na disciplina de História de Enfermagem de uma faculdade no Rio de Janeiro para alunos e docência em Enfermagem a partir da composição entre experiência, sentido e palavra proposta pelo filósofo Jorge Larrosa. Trata-se de um estudo de reflexão realizado a partir de uma experiência docente com alunos do primeiro período de graduação entre os anos de 2018 e 2020. A atividade se desenvolveu em três momentos: busca ativa sobre as referências profissionais históricas e contemporâneas, análise desses achados e construção coletiva de um livro. Dessa forma, percebemos que, com base nas metodologias ativas, houve protagonismo dos graduandos no processo de ensino e aprendizagem sobre a história da enfermagem, conhecimento fundamental para o exercício da profissão. Refletiu-se, assim, que o uso de estratégias inovadoras e ativas na disciplina de Enfermagem pode gerar repercussões positivas tanto para alunos quanto para a docência em si.

Palabras clave : Enfermagem; História da Enfermagem; Inovação; Educação em Enfermagem; Aprendizagem Ativa.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )