SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Experiencia, sentido y palabra: reflexiones sobre la enseñanza de la historia de la enfermeríaSe deus me chamar não vou : una mirada a las emociones de la infancia y la adolescencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

SOARES, Renata Godinho et al. Metodologias ativas de aprendizagem: relato de uma oficina formativa. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e24.  Epub 31-Dic-2023. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s16766.

Este relato possui como objetivo apresentar a experiência vivenciada por meio do desenvolvimento de uma oficina sobre Metodologias Ativas (MA), de modo a contribuir para as reflexões sobre a temática na formação de professores. A oficina foi estruturada com base na metodologia da problematização com o arco de Maguerez (BORDENAVE; PEREIRA, 1989); (COLOMBO; BERBEL, 2007) e realizada com professores e alunos de graduação e pós-graduação, tendo como tema as metodologias ativas de aprendizagem. Como resultados, são apresentadas questões pertinentes à dificuldade de mudança e inovação nas estratégias de ensino - aprendizagem, com foco no contexto do estudante, possibilitando melhorias na prática do professor; à deficiência de formação inicial e continuada de professores e alunos voltadas às MA e à relevância dos processos formativos de professores que possibilitem momentos críticos e reflexivos do cotidiano docente, refletindo em autonomia de escolhas sobre o uso ou não das MA em sua prática pedagógica, instigando e motivando-o a participar de tais processos como forma de atualização docente. Resultando em momentos reflexivos, dialógicos e interdisciplinares. Por fim, ressalta­se a necessidade de se repensar a oferta de cursos e oficinas formativas como forma de aperfeiçoamento das práticas docentes.

Palabras clave : Metodologia de Ensino; Professores; Formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )