SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Coloreando palabras: un diálogo entre las imágenes en el texto de Monteiro LobatoClimatología escolar desde la perspectiva de Aroldo de Azevedo en los libros de texto O Mundo em que vivemos (1967) y Terra Brasileira (1968) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

ROCHA, Bê Bronzi  y  PEREIRA, Diego Carlos. Geografias escolares em movimento: entre matérias e saberes. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e50.  Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17227.

Esse trabalho parte das leituras de bell hooks, especificamente do livro Ensinando a Transgredir (2017), e da proposta de Por uma Geografia em Movimento, de Bartholl (2018), na contraposição às propostas curricularizantes hegemônicas das atuais políticas educacionais. Pretende-se discutir a relação entre eles para propor geografias escolares que se movimentam para transgredir o ensino e emancipar os sujeitos em seu processo e, por meio da captura e da bricolagem bibliográfica com as ideias das respectivas autorias, numa perspectiva pós-crítica, tecer interpretações para geografias escolares potentes dos sujeitos interpelados na comunidade escolar. Primeiramente, abordamos, em Michel Foucault (1997), a ideia de “biopolítica” e a escola enquanto um “operador de adestramentos”; posteriormente, resgatamos em bell hooks a comunidade pedagógica e o ensino como um ato que requer coletividade; por último, propomos geografias comprometidas com a emancipação dos sujeitos, geografias estas que são tecidas pelos saberes coletivos em aula. Propomos, portanto, geografias escolares em movimento que reconheçam as presenças, vozes e vivências da sala de aula em que, a partir de uma pedagogia engajada, se criem coletivamente saberes geográficos no/pelo espaço escolar.

Palabras clave : Comunidade Pedagógica; Saber-fazer; bell hooks; Bartholl.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )