Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
MELLO, Bruno Falararo de y PEZZATO, João Pedro. A climatologia escolar pela óptica de Aroldo de Azevedo nos livros didáticos O Mundo em que vivemos (1967) e Terra brasileira (1968). Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e51. Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17260.
Aroldo de Azevedo foi um importante autor brasileiro de livros didáticos de Geografia. Sua produção bibliográfica se deu entre as décadas de 1930 e 1970 e suas obras didáticas influenciaram gerações de alunos e professores. Neste artigo, apresenta-se uma leitura da climatologia escolar veiculada pelo professor Azevedo em dois livros didáticos de Geografia de sua autoria, os quais, embora distintos, são partes da mesma coleção. O autor apresenta uma climatologia bastante conceitual, com muitas imagens para ilustrar as informações contidas no texto. A despeito de alguns equívocos conceituais, nota-se esmero no tratamento das questões do clima. Duas tendências da climatologia enquanto ciência de referência se mesclam na explanação dos registros da Geografia escolar: de um lado, a climatologia estática, mais tradicional e de cunho separatista, e, de outro, a climatologia dinâmica, com algumas inovações no tratamento do clima, em que se busca compreender a gênese dos fenômenos atmosféricos. Entre essas duas diferentes epistemes, sobressai uma visão bastante sui generis do autor a respeito da climatologia escolar, em especial da tropicalidade brasileira.
Palabras clave : Climatologia; Ensino de Geografia; Livro Didático; Currículo; Geografia Escolar.