Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
SIQUEIRA, Giseli do Prado y MARIANO, Maria Teresa. Performances e marcas religiosas na reconfiguração da paisagem urbana: (re)leituras das habilidades de Geografia e Ensino Religioso na BNCC. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e55. Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17346.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é referência para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas nos diversos sistemas educacionais, conforme regulamentações da legislação brasileira. Os componentes curriculares, organizados em áreas do conhecimento, visam a aprendizagens essenciais que devem garantir o desenvolvimento de habilidades e competências. Para fins dessa pesquisa, delimitou-se o Ensino Fundamental – anos finais nos componentes curriculares da Geografia e do Ensino Religioso, com o intuito de responder à seguinte questão: quais habilidades da BNCC, nos componentes curriculares de Geografia e Ensino Religioso, permitem diálogos interdisciplinares e reconhecimento das interseções performadas em estéticas, monumentos, arquiteturas que marcam a presença do religioso na paisagem urbana? Objetivou-se nas (re)leituras das habilidades identificar, organizar e interpretar esse conjunto de práticas cognitivas e socioemocionais que interagem com as performances e as marcas religiosas na paisagem urbana. Buscou-se examinar o conteúdo das habilidades por meio do estudo comparativo. Para interpretar os dados, foi necessário aprofundar as concepções de Geografia e Ensino Religioso apresentadas na introdução do documento normativo, suas competências e as atitudes esperadas ao final do Ensino Fundamental. Ao comparar as habilidades e buscar afinidades teóricas, foi possível selecionar aquelas que serão essenciais para subsidiar os diálogos interdisciplinares e apontar possibilidades metodológicas na análise das interseções do religioso e do urbano.
Palabras clave : Performances Religiosas; Paisagem Urbana; Geografia; Ensino Religioso; BNCC.