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Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

MELO, Ismail Barra Nova de  y  MELO, Eliane Pimentel Camillo Barra Nova de. O uso do mapa mental no processo de ensino e aprendizagem em Geografia. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e56.  Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17336.

A Cartografia Escolar possui muitos recursos didáticos para o ensino e a aprendizagem em Geografia, entre eles o mapa mental, que não é apenas um desenho, e sim um recurso disponível para a representação de um determinado tema ou lugar. Este trabalho teve como objetivo o uso do mapa mental junto aos estudantes do 1º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Sorocaba-SP. Optou-se pelo uso do mapa mental como recurso para a representação gráfica e para o estudo do lugar porque os estudantes estão em processo de alfabetização e o desenho se tornou um meio favorável para os registros. O mapa mental se mostrou muito útil enquanto recurso didático para a problematização do lugar no qual os estudantes estão inseridos, pois os desenhos dos estudantes foram capazes de registrar as suas observações cotidianas e serviram como elementos para a discussão dos problemas vivenciados no bairro em que moram.

Palabras clave : Ensino de Geografia; Estudo do Lugar; Mapa Mental; Problemas Urbanos.

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