Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Educação: Teoria e Prática
versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106
Resumen
GROMONI, Rita de Cassia y PEZZATO, João Pedro. Planos de ensino das disciplinas dos cursos de formação de professores de Geografia. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e59. Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17480.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma leitura de 306 planos de ensino de disciplinas obrigatórias de oito cursos de formação de professores de Geografia, no Brasil, na Espanha e em Portugal. Como critério de escolha das instituições, foram selecionadas universidades públicas distribuídas nas cinco regiões do Brasil que ofereciam um Programa de Pós-Graduação já consolidado, com formação em níveis de Mestrado e Doutorado. Quanto às universidades europeias, foram selecionadas duas, a saber: a Universidade de Santiago de Compostela (USC-Espanha) e a Universidade do Minho (UMINHO-Portugal). É importante registrar a existência de diferenças culturais entre as instituições, em especial as localizadas no continente europeu que passaram por reformas estruturais decorrentes do Tratado de Bolonha, firmado em 1999, com o intuito de unificar o sistema de ensino superior em todo o bloco europeu concretizando o chamado Espaço Europeu de Ensino Superior. Essas diferenças não permitem comparações simplistas entre as instituições. Na perspectiva da pesquisa qualitativa, de caráter documental, optou-se pela análise de conteúdo no campo da formação de professores e da história das disciplinas. A despeito da relevância apontada nas contribuições teóricas do campo de estudos, tanto no Brasil, como na Espanha e em Portugal, não se evidenciaram, nos planos de ensino das disciplinas de conteúdo específico da Geografia, vigentes no ano de 2013, a abordagem de aspectos voltados ao ensino ou à docência nem ações de interdisciplinaridade, de articulação entre teoria e prática e entre ensino e pesquisa.
Palabras clave : Planos de Ensino; Formação de Professores; Geografia.