SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número66Cartografías culturales de la pandemia: un análisis de las representaciones y prácticas espaciales de estudiantes de IFPR – União da VitóriaSe deus me chamar não vou : una mirada a las emociones de la infancia y la adolescencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Educação: Teoria e Prática

versión impresa ISSN 1993-2010versión On-line ISSN 1981-8106

Resumen

NASCIMENTO, Rafael Caetano do  y  JOAQUIM, Felipe Ferreira. Escrita, leitura e experimentação nos Ciclos de Oficinas. Educ. Teoria Prática [online]. 2023, vol.33, n.66, e62.  Epub 07-Ago-2024. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v33.n.66.s17253.

O texto a seguir apresenta o Ciclo de Oficinas, que foi, durante o período crítico da pandemia de Covid-19, uma iniciativa extensionista desenvolvida pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e coordenada pelos autores, então professores substitutos da citada instituição. O Ciclo de Oficinas caracteriza-se como uma proposta de experimentação pela leitura e pela escrita, por meio de encontros virtuais em tempo real em que os participantes são convidados a produzir escritas e a compartilhá-las, tendo como dispositivos objetos diversos de linguagens variadas. Enquanto estratégia de composição textual, e considerando a cartografia e a pesquisa-experimentação horizontes teórico-metodológicos, optamos por descrever o nosso itinerário formativo ressaltando a opção pela oficina como formato conveniente para práticas educativas de cunho experimental e o modo como as práticas de leitura e escrita contribuíram para a construção dessa jornada até se tornarem o objetivo fundamental de nosso interesse como educadores e pesquisadores. Finalizamos com uma cartografia das oito edições do Ciclo de Oficinas realizadas pela UFT, traçando alguns elementos reflexivos, em consonância com as falas e as escritas registradas pelos participantes, que argumentam em favor da experimentação como mote educativo, tendo a leitura e a escrita como práticas inventivas de si, do outro e de mundos.

Palabras clave : Práticas Culturais; Partilha do Sensível; Educação e Pandemia; Formação do Educador; Cartografia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )