SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue67Singularities of the Directorate of Innovation and Teaching Methodologies GIZ/Prograd/UFMG in the construction of university pedagogical advisory practicesSingularities of University Pedagogical Counseling: the case of the Federal University of São Carlos author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Educação: Teoria e Prática

Print version ISSN 1993-2010On-line version ISSN 1981-8106

Abstract

CUNHA, Maria Isabel da; GARCIA, Juliana Bittencourt; RESCHKE, Maria Janine Dalpiaz  and  LOPES, Débora Cristina Nichelle. Trajetórias, perspectivas e impasses: o assessoramento pedagógico na UFPel em questão. Educ. Teoria Prática [online]. 2024, vol.34, n.67, e41.  Epub Sep 05, 2024. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17948.

O presente estudo se insere no projeto “Assessoramento Pedagógico Universitário: singularidades e sincronicidades num cenário internacional”, desenvolvido por universidades brasileiras, argentinas, uruguaias e portuguesas com o objetivo de sistematizar as concepções e as práticas de assessoramento pedagógico nas instituições de Educação Superior (IESs) dos países envolvidos. Trata-se de uma pesquisa de casos múltiplos com procedimentos quantitativos e qualitativos. Organizou-se um desenho metodológico de coleta de dados que incluiu questionários aplicados às equipes de assessoramento de cada universidade envolvida e aos docentes que haviam participado de processos formativos promovidos pela IES. Os autores que sustentaram as análises e interpretação do estudo foram, principalmente, Cunha (2008, 2010, 2022), Hamermüller (2022), Sousa Santos (2000), Pimenta e Anastasiou (2002) e Nóvoa (1992). Percebeu-se, a partir do resgate histórico exposto no texto, que os movimentos gerados para o assessoramento pedagógico universitário na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) foram desenhados e redesenhados ao longo dos diferentes períodos políticos e modelos de gestão. Considerando-se, entretanto, os depoimentos dos interlocutores, fica evidente a importância do assessoramento pedagógico universitário, uma vez que os entrevistados trazem reflexões sobre a prática e as percepções acerca de conceitos e compreensões do trabalho docente.

Keywords : Educação Superior; Formação Continuada; Assessoria Pedagógica Universitária; Trabalho Docente.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )