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Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
COLLAZO, Mercedes et al. Assessorias pedagógicas e seu papel institucional na Universidade da República, Uruguai (2012-2021). Educ. Teoria Prática [online]. 2024, vol.34, n.67, e45. Epub 05-Set-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17953.
As assessorias pedagógicas da Universidade da República (Udelar) do Uruguai mostram um desenvolvimento contínuo em um processo de instalação e consolidação que atende a diversas etapas ao longo de mais de 50 anos. A criação de unidades de apoio ao ensino (UAE) em faculdades, institutos e escolas responde à necessidade de aconselhamento e formação de professores em metodologias de ensino e avaliação. A partir desse momento, estas unidades debatem questões centrais: inovação pedagógica, atenção aos alunos e apoio ao desenvolvimento curricular. Esses pontos compõem os eixos da política educacional de toda a instituição. No período considerado, entre 2012 e 2021, já consolidadas como estruturas acadêmicas na Udelar, as UAE desempenharam um papel fundamental na sustentação da educação durante a emergência sanitária causada pela Covid-19, priorizando a sua função institucional. O artigo enfoca as características atuais das assessorias pedagógicas e seu papel na Udelar: estrutura, funções desempenhadas e perfil dos assessores, sem ignorar o processo de consolidação por que passaram nos últimos anos, reconstruindo sua historicidade, estabelecendo momentos e características de cada um dos períodos. Foi realizado um estudo qualitativo descritivo utilizando-se como técnicas a análise documental e uma pesquisa com membros das UAEs. Este estudo permitiu atualizar alguns dados anteriormente coletados e incorporou uma percepção dos participantes sobre o papel institucional e a avaliação dessas estruturas acadêmicas.
Palavras-chave : Política Institucional; Assessoria Pedagógica; Ensino Universitário.