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Educação: Teoria e Prática
versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106
Resumo
ANTONELLO, Jaqueline; VIEIRA, Flávia e AZEVEDO, Maria Antonia Ramos de. Assessoramento Pedagógico Universitário: uma prática a serviço das instituições e em contracorrente. Educ. Teoria Prática [online]. 2024, vol.34, n.67, e46. Epub 05-Set-2024. ISSN 1981-8106. https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.67.s17954.
O presente texto aborda o assessoramento pedagógico nas instituições de Ensino Superior, tomando o caso do Centro IDEA-UMinho (Universidade do Minho, Portugal). Com base nas percepções de diversos atores (pró-reitor e coordenador do centro, assessores e docentes), analisam-se a política institucional de formação docente, a concepção de assessoramento pedagógico, o perfil dos assessores e a legitimidade das práticas de assessoramento. Podemos concluir que o centro, ainda recente, caminha decisivamente no sentido de valorizar e apoiar o desenvolvimento profissional docente e a inovação pedagógica, com impacto percebido em ambos os níveis. Debate-se, contudo, acerca de desafios que decorrem da cultura institucional dominante e da relativa fragilidade da sua afirmação e sustentabilidade, representando um setor a serviço da instituição e em contracorrente ante essa cultura.
Palavras-chave : Ensino Superior; Assessoramento Pedagógico Universitário; Docência Universitária.