SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número68Ocupa escolas: assim também se produz currículoCidadania nas políticas de currículo da educação em ciências: conduta padrão, diferença e hospitalidade incondicional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Educação: Teoria e Prática

versão impressa ISSN 1993-2010versão On-line ISSN 1981-8106

Resumo

FISCHER, Rosa Maria Bueno  e  ALMANSA, Sandra Espinosa. Cinema, escrita de si e alteridade: experimentações com jovens universitários. Educ. Teoria Prática [online]. 2024, vol.34, n.68, e55. ISSN 1981-8106.  https://doi.org/10.18675/1981-8106.v34.n.68.s18642.

O artigo trata de uma pesquisa com estudantes universitários das áreas de Pedagogia e Comunicação em uma universidade pública, tendo como foco narrativas fílmicas e a produção textual de jovens a partir de experiências pessoal e coletiva com imagens de alteridade. Discute-se o pressuposto de que o cinema exige o outro e que é possível viver uma partilha do sensível no interior de experimentações didáticas, ocupadas com a formação ética e estética de estudantes. Seguindo pensadores como Michel Foucault, Roland Barthes, Marie-José Mondzain, Jacques Rancière e Georges Didi-Huberman, tratamos de questões relativas aos temas foucaultianos da escrita de si e da estética da existência, com foco na experiência do sujeito-espectador.

Palavras-chave : Cinema; Imagem; Espectador; Escrita de si; Alteridade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )