SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número48ALGO EN COMÚNO ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA, Maria Géssica Romão  y  SENA, Fabiana. REPRESENTAÇÕES E PRÁTICAS DOCENTES NAS CARTAS DE QUEIXAS DA PROVÍNCIA DA PARAÍBA NO IMPÉRIO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.48, pp.107-120.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24947.

O trabalho objetiva analisar as representações e práticas docentes nas cartas de queixas publicadas nos jornais Publicador, O Tempo e Gazeta do Sertão da província Paraíba, no período de 1864 a 1889. As cartas foram analisadas a partir das perspectivas do conteúdo e da forma de escrita, utilizando como fonte os relatórios de províncias, leis, regulamentos da província da Paraíba e os manuais de escrever cartas, para restituir o discurso no tempo da sua história. Para a análise desse estudo também foi utilizada a perspectiva teórico metodológica de Michel Foucault por meio dos conceitos de poder e resistência, bem como a de Roger Chartier com o conceito de representação. As cartas analisadas apresentam um veículo de manifestação do professor a respeito da sua prática, de modo que denuncia a situação da instrução pública na província paraibana. Com efeito, este estudo demonstrou que, por meio das cartas de professores publicadas nos jornais, havia um discurso de resistência em confronto com os dispositivos de poder atribuídos a esses sujeitos.

Palabras clave : Cartas; Professores; Jornais.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )