SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue48REPRESENTATIONS AND PRACTICES IN THE FACULTY OF PARAÍBA PROVINCE COMPLAINTS LETTERS IN EMPIREINCLUSION POLITICS: ADVANCES IN THE FIELD OF EDUCATION OR TRAPS OF THE NEOLIBERAL DISCOURSE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

PANDINI-SIMIANO, Luciane  and  VALENCA, Vera Lúcia Chacon. O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.48, pp.121-134.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24918.

O texto tem por foco evidenciar os modos como as crianças ocupam, se relacionam, produzem sentidos no espaço da brinquedoteca. Defende-se que sendo a brinquedoteca um espaço estruturado para o brincar, sua materialidade educa e comunica mensagens. Porém, essas não são imutáveis. A partir da ocupação e das interações que as crianças estabelecem entre si e com adultos, sentidos são produzidos e outras significações simbólicas são atribuídas ao espaço. Os resultados desvelam indicadores que pretendem contribuir para (re)pensar os espaços coletivos da infância, evidenciando a participação da criança como sujeito ativo, competente, produtor de saberes capaz de falar de si e dos outros por meio do brincar.

Keywords : criança; produção de sentido; espaço; brinquedoteca.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )