Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Revista Teias
versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305
Resumen
PANDINI-SIMIANO, Luciane y VALENCA, Vera Lúcia Chacon. O ESPAÇO DA BRINQUEDOTECA E A PRODUÇÃO DE SENTIDOS ENTRE CRIANÇAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.48, pp.121-134. Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305. https://doi.org/10.12957/teias.2017.24918.
O texto tem por foco evidenciar os modos como as crianças ocupam, se relacionam, produzem sentidos no espaço da brinquedoteca. Defende-se que sendo a brinquedoteca um espaço estruturado para o brincar, sua materialidade educa e comunica mensagens. Porém, essas não são imutáveis. A partir da ocupação e das interações que as crianças estabelecem entre si e com adultos, sentidos são produzidos e outras significações simbólicas são atribuídas ao espaço. Os resultados desvelam indicadores que pretendem contribuir para (re)pensar os espaços coletivos da infância, evidenciando a participação da criança como sujeito ativo, competente, produtor de saberes capaz de falar de si e dos outros por meio do brincar.
Palabras clave : criança; produção de sentido; espaço; brinquedoteca.