SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue48INCLUSION POLITICS: ADVANCES IN THE FIELD OF EDUCATION OR TRAPS OF THE NEOLIBERAL DISCOURSE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

JUNQUEIRA, Eduardo S.  and  PAZ, Tatiana. NET-ATIVISMO, COLABORAÇÃO E APRENDIZAGEM: Apontamentos etnográficos s obre a experiência da rede fora do eixo. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.48, pp.151-166.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761.

O artigo apresenta resultados de uma investigação etnográfica que buscou compreender processos de aprendizagem e colaboração relacionados ao net-ativismo (DI FELICE, 2013) e à rede Fora do Eixo (FdE). O olhar etnográfico se norteou por um campo conceitual interdisciplinar que abrangeu os conceitos de Ciberpunk (LEMOS, 2004), a Ética Hacker (HIMANEN, 2001), as teorias das redes (CASTELLS, 2013, WATTS & MASON, 2011; BARABASI & GONZÁLEZ, 2007) e o Conectivismo (SIEMENS, 2006). A aprendizagem do e para o net-ativismo se constituiu nas trocas comunicativas dos cidadãos multimídia conectados em redes horizontais e interativas, conferindo-lhe sentido e as retroalimentando, em um processo de validação e de iniciação (MAFFESOLI, 2013) ao se engajarem nas práticas insurgentes da FdE.

Keywords : Net-ativismo; Aprendizagem; Colaboração; Rede Fora do Eixo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )