SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número48POLÍTICAS DE INCLUSÃO: Avanços no campo da educação ou armadilhas do discurso neoliberal? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

JUNQUEIRA, Eduardo S.  y  PAZ, Tatiana. NET-ATIVISMO, COLABORAÇÃO E APRENDIZAGEM: Apontamentos etnográficos s obre a experiência da rede fora do eixo. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.48, pp.151-166.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24761.

O artigo apresenta resultados de uma investigação etnográfica que buscou compreender processos de aprendizagem e colaboração relacionados ao net-ativismo (DI FELICE, 2013) e à rede Fora do Eixo (FdE). O olhar etnográfico se norteou por um campo conceitual interdisciplinar que abrangeu os conceitos de Ciberpunk (LEMOS, 2004), a Ética Hacker (HIMANEN, 2001), as teorias das redes (CASTELLS, 2013, WATTS & MASON, 2011; BARABASI & GONZÁLEZ, 2007) e o Conectivismo (SIEMENS, 2006). A aprendizagem do e para o net-ativismo se constituiu nas trocas comunicativas dos cidadãos multimídia conectados em redes horizontais e interativas, conferindo-lhe sentido e as retroalimentando, em um processo de validação e de iniciação (MAFFESOLI, 2013) ao se engajarem nas práticas insurgentes da FdE.

Palabras clave : Net-ativismo; Aprendizagem; Colaboração; Rede Fora do Eixo.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )