SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49"Cultured" and hidden norms in the teaching of mother tongue, reading and textual production author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SCHMOELLER, Luci  and  DALLABRIDA, Norberto. O ENSINO DE GRAMÁTICA NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-1963). Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.8-22.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010.

Este artigo tem por objetivo analisar artigos sobre o ensino de gramática de língua no ensino secundário, publicados entre 1957 e 1963, na Escola Secundária, revista trimensal publicada pela Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário (CADES). Por um lado, procuramos compreender o que defendiam os autores desses textos sobre os objetivos do ensino da língua portuguesa; de outra parte, exploramos as opiniões dos artigos acerca dos métodos de ensino e a questão da análise sintática. Para tanto, utilizamos as reflexões de André Chervel sobre as transformações das disciplinas-saber em perspectiva histórica, sendo ensejadas por professores e/ou por manuais escolares e periódicos educacionais.

Keywords : Disciplina-saber; Ensino; Português; Gramática.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )