SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49NORMAS “CULTAS” E OCULTAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

SCHMOELLER, Luci  e  DALLABRIDA, Norberto. O ENSINO DE GRAMÁTICA NA REVISTA ESCOLA SECUNDÁRIA (1957-1963). Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.8-22.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26010.

Este artigo tem por objetivo analisar artigos sobre o ensino de gramática de língua no ensino secundário, publicados entre 1957 e 1963, na Escola Secundária, revista trimensal publicada pela Campanha de aperfeiçoamento e difusão do Ensino Secundário (CADES). Por um lado, procuramos compreender o que defendiam os autores desses textos sobre os objetivos do ensino da língua portuguesa; de outra parte, exploramos as opiniões dos artigos acerca dos métodos de ensino e a questão da análise sintática. Para tanto, utilizamos as reflexões de André Chervel sobre as transformações das disciplinas-saber em perspectiva histórica, sendo ensejadas por professores e/ou por manuais escolares e periódicos educacionais.

Palavras-chave : Disciplina-saber; Ensino; Português; Gramática.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )