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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MARTINS, Isa Ferreira. NORMAS “CULTAS” E OCULTAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUAL. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.23-39.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26487.

O presente artigo busca compreender a temática da escrita sob o viés social, ideológico, relações de poder e sentidos que permeiam a dimensão discursiva, sendo a escola mais uma dessas arenas, conforme Bakhtin. Para tal, a abordagem teórico-metodológica assumida está centrada na linguagem como fenômeno ideológico, tradução mais pura e sensível das relações sociais. Outra linha adotada é a da Análise do Discurso, proposta por Eni Orlandi e pautada na tensão paráfrase-polissemia. Nesse sentido, buscando fugir de análises e propostas deterministas e mecanicistas, esse estudo centra-se, também, na articulação de possibilidades de estratégias para um ensino como prática da expressão, da crítica e da subjetividade do estudante.

Palavras-chave : Discurso; Ensino; Produção textual.

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