SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49"Cultured" and hidden norms in the teaching of mother tongue, reading and textual productionTHE PERMANENCE IN BRAZILIAN MIDDLE EDUCATION AND ITS RELATIONSHIP WITH TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALMEIDA MACHADO, Maria Letícia Cautela de. ALÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organizaçao curricular. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.40-58.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704.

Este artigo problematiza as finalidades e a organização curricular do ensino de língua materna no Ensino Médio, a partir de um estudo de natureza teórico-conceitual. Os resultados apontam que o ensino de língua materna tem como finalidades desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua formação como leitor e escritor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura. Para tanto, faz-se necessário uma organização curricular em que o ensino dos fatos gramaticais e de produção e leitura textuais sejam arrolados como experiências articuladas e interligadas. Conclui-se que é necessário que a escola propicie aos alunos um contato sistemático com textos, os quais são essenciais para a prática social ativa.

Keywords : Linguagem; Texto; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )