SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49NORMAS “CULTAS” E OCULTAS NO ENSINO DA LÍNGUA MATERNA, DA LEITURA E DA PRODUÇÃO TEXTUALA PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ALMEIDA MACHADO, Maria Letícia Cautela de. ALÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organizaçao curricular. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.40-58.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26704.

Este artigo problematiza as finalidades e a organização curricular do ensino de língua materna no Ensino Médio, a partir de um estudo de natureza teórico-conceitual. Os resultados apontam que o ensino de língua materna tem como finalidades desenvolver no aluno seu potencial crítico, sua percepção das múltiplas possibilidades de expressão linguística, sua formação como leitor e escritor efetivo dos mais diversos textos representativos de nossa cultura. Para tanto, faz-se necessário uma organização curricular em que o ensino dos fatos gramaticais e de produção e leitura textuais sejam arrolados como experiências articuladas e interligadas. Conclui-se que é necessário que a escola propicie aos alunos um contato sistemático com textos, os quais são essenciais para a prática social ativa.

Palabras clave : Linguagem; Texto; Ensino Médio.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )