SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49ALÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO: Finalidades e organizaçao curricularLETRAMENTO E SURDEZ NO ENSINO MÉDIO: O que dizem os professores? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

JUNG, Hildegard Susana; FOSSATTI, Paulo  e  SUDBRACK, Edite Maria. A PERMANÊNCIA NO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO E SUA RELAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.59-75.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26949.

O artigo, de caráter bibliográfico e empírico, tem como tema o ensino médio brasileiro, enfocando a formação continuada dos professores como estratégia de permanência. O objetivo consiste em analisar estratégias de permanência, apresentando dados de professores de duas escolas sobre os encontros de formação do Pacto Nacional Ensino Médio, cujo objetivo era aumentar a permanência por meio de jornadas de formação. Os resultados mostram relação entre os docentes que não se dispuseram a participar da pesquisa e a descontinuidade das políticas educacionais. A totalidade dos entrevistados relaciona a formação continuada e a prática pedagógica, porém, o trabalho colaborativo mostrou-se um desafio. Conclui-se pela necessidade de pensar estratégias de permanência, a exemplo do Pacto, para potencializar a formação continuada dos professores, posto que os resultados apontam para uma significativa relação entre os dois aspectos.

Palavras-chave : Pacto Nacional do Ensino Médio; Formação continuada; Permanência escolar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )