SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49O EMPODERAMENTO DA ESCRITA NA ESCOLA: Cenas de uma aula de produção textualRECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

FREIRE, José Adailton Cortez  e  RIBEIRO, Nadja Naira Aguiar. PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: As múltiplas vozes que ecoam na produção escrita em sala de aula. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.101-120.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.27262.

Este trabalho objetiva analisar, do ponto de vista linguístico, a produção textual de alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma rede pública de ensino, situada no Estado de Alagoas. Tal produção textual diz respeito a uma redação de vestibular – modelo ENEM. Vale ainda dizer que esse artigo é um recorte de uma dissertação de mestrado, cujo foco foi tentar compreender como as mais variadas vozes que ecoam em sala de aula estão atravessadas de algum modo no texto dos alunos. Para tanto, filiamo-nos teoricamente à perspectiva bakhtiniana (2006; 2003), colocando em destaque também estudiosos como Geraldi (2003), Larrosa (1999) e Faraco (2009).

Palavras-chave : Produção textual; Vozes; Redação de vestibular.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )