SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49WORDS DO NOT BELONG TO ANYONE: THE MULTIPLE VOICES THAT ECHO IN TEXTUAL PRODUCTION IN CLASSROOMAULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Um relato de experiência author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales  and  MAZZARDO, Mara Denize. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.121-143.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695.

A linguagem, lugar de interação comunicativa, constitui-nos nos diferentes domínios sociais. O propósito é impulsionar produções didáticas abertas, no âmbito técnico e legal, democratizadoras de práticas de ensino da língua materna no Ensino Médio para além da memorização de regras e nomenclaturas gramaticais. Em ciclos espiralados de pesquisa-ação, desenvolvemos Small Open Online Course (SOOC) tematizado por (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os resultados apontam planejamentos didáticos para o desenvolvimento de interlocutores competentes linguística e discursivamente, em movimentos interativos de produção e negociação de sentidos. Conclui-se que a (co)autoria de REA potencializa práticas pedagógicas no Ensino Médio que integram forma e função no uso da linguagem.

Keywords : Linguagem e interação; Recursos Educacionais Abertos; Ensino Médio.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )