SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49PALAVRAS NÃO SÃO DE NINGUÉM: As múltiplas vozes que ecoam na produção escrita em sala de aulaAULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Um relato de experiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

MALLMANN, Elena Maria; JACQUES, Juliana Sales  e  MAZZARDO, Mara Denize. RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.121-143.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26695.

A linguagem, lugar de interação comunicativa, constitui-nos nos diferentes domínios sociais. O propósito é impulsionar produções didáticas abertas, no âmbito técnico e legal, democratizadoras de práticas de ensino da língua materna no Ensino Médio para além da memorização de regras e nomenclaturas gramaticais. Em ciclos espiralados de pesquisa-ação, desenvolvemos Small Open Online Course (SOOC) tematizado por (co)autoria de Recursos Educacionais Abertos (REA). Os resultados apontam planejamentos didáticos para o desenvolvimento de interlocutores competentes linguística e discursivamente, em movimentos interativos de produção e negociação de sentidos. Conclui-se que a (co)autoria de REA potencializa práticas pedagógicas no Ensino Médio que integram forma e função no uso da linguagem.

Palavras-chave : Linguagem e interação; Recursos Educacionais Abertos; Ensino Médio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )