SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49RECURSOS EDUCACIONAIS ABERTOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NO ENSINO MÉDIOAVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A retextualização como proposta de produção textual índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

CARVALHO VASCONCELOS, Maria Lucia Marcondes  e  MARTINS, Valéria Bussola. AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Um relato de experiência. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.144-159.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26151.

O presente artigo relata uma experiência levada a efeito em turma da terceira série do ensino médio de escola pública da cidade de São Paulo, no âmbito das atividades do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), da CAPES. Objetivou-se tornar mais atraentes e eficazes as aulas de produção de texto em Língua Portuguesa, tomando-se como corpus de análise notícias inéditas redigidas por alunos e postadas no Facebook, rede social largamente utilizada por eles. O projeto deu voz aos alunos que expuseram suas pesquisas e seus pontos de vista acerca de temas por eles considerados importantes. O Facebook funcionou como uma ferramenta pedagógica atual, facilitadora do processo, e como estratégia de ensino motivadora dos discentes.

Palavras-chave : Ensino Médio; Língua Portuguesa; produção textual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )