SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Um relato de experiênciaA MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

RABELO, Keyla Silva. AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A retextualização como proposta de produção textual. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.160-180.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699.

O presente artigo objetiva ampliar a discussão sobre as práticas de escrita realizadas no ensino médio, como também compartilhar uma experiência de estudo dos gêneros textuais a partir da proposta de retextualização organizada conforme o modelo de Sequência Didática (SD) sugerido por Dolz e Schneuwly (2004). A atividade permitiu que os alunos ampliassem seu conhecimento em relação às questões que envolvem a educação literária e a educação linguística. Os resultados nos mostram que a escola, espaço responsável em promover situações de prática de produção de texto, precisa buscar, permanentemente, a atualização de seu repertório teórico/metodológico e da atitude política ali engendrada a fim de que aos alunos se tornem, a partir do conhecimento e da apropriação dos diversos gêneros textuais disponíveis em nossa sociedade, competentes usuários da língua.

Keywords : Produção escrita de texto; Retextualização; Gêneros textuais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )