SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49AULAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL EM LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO MÉDIO: Um relato de experiênciaA MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

RABELO, Keyla Silva. AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A retextualização como proposta de produção textual. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.160-180.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26699.

O presente artigo objetiva ampliar a discussão sobre as práticas de escrita realizadas no ensino médio, como também compartilhar uma experiência de estudo dos gêneros textuais a partir da proposta de retextualização organizada conforme o modelo de Sequência Didática (SD) sugerido por Dolz e Schneuwly (2004). A atividade permitiu que os alunos ampliassem seu conhecimento em relação às questões que envolvem a educação literária e a educação linguística. Os resultados nos mostram que a escola, espaço responsável em promover situações de prática de produção de texto, precisa buscar, permanentemente, a atualização de seu repertório teórico/metodológico e da atitude política ali engendrada a fim de que aos alunos se tornem, a partir do conhecimento e da apropriação dos diversos gêneros textuais disponíveis em nossa sociedade, competentes usuários da língua.

Palavras-chave : Produção escrita de texto; Retextualização; Gêneros textuais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )