SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49ADVENTURES WITH WRITING IN MIDDLE SCHOOL: RETEXTUALIZATION AS A TEXTUAL PRODUCTION PROPOSALCONNECTED ON THE INTERNET, INSPIRED IN SCHOOL: EDUCATIONAL ACTIONS WITH THE PORTUGUESE LANGUAGE IN IFRJ author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

TREVIZAN, Zizi; GEBRAN, Raimunda Abou  and  GUIMARAES, Cléber Ferreira. A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.181-193.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708.

A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos identificar e interpretar o papel mediador do professor no ensino da leitura literária, a partir da análise documental das atividades discentes de compreensão da linguagem estética da literatura, no material do Programa São Paulo Faz Escola. Focada na teoria bakhtiniana da Filosofia Materialista da Linguagem e nos estudos sobre a mediação semiótica de Vygotsky, revelou uma abordagem neutralizante das funções estéticas e ideológicas dos textos, apresentando uma conceituação inadequada de criação literária, configurando-a como produto de origem subjetivista/individualista e não como processo social e cultural, dotado de um papel ideológico produtivo.

Keywords : Leitura Literária; Ensino Médio; Mediação Docente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )