SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49AVENTURAS COM A ESCRITA NO ENSINO MÉDIO: A retextualização como proposta de produção textualCONECTADOS NA INTERNET, INSPIRADOS NA ESCOLA: Ações pedagógicas com a Língua Portuguesa no IFRJ índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

TREVIZAN, Zizi; GEBRAN, Raimunda Abou  y  GUIMARAES, Cléber Ferreira. A MEDIAÇÃO DOCENTE NO ENSINO DA LEITURA LITERÁRIA. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.181-193.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.26708.

A pesquisa, de natureza qualitativa, teve como objetivos identificar e interpretar o papel mediador do professor no ensino da leitura literária, a partir da análise documental das atividades discentes de compreensão da linguagem estética da literatura, no material do Programa São Paulo Faz Escola. Focada na teoria bakhtiniana da Filosofia Materialista da Linguagem e nos estudos sobre a mediação semiótica de Vygotsky, revelou uma abordagem neutralizante das funções estéticas e ideológicas dos textos, apresentando uma conceituação inadequada de criação literária, configurando-a como produto de origem subjetivista/individualista e não como processo social e cultural, dotado de um papel ideológico produtivo.

Palabras clave : Leitura Literária; Ensino Médio; Mediação Docente.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )