SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49SCHOOL INSTITUTIONALIZATION OF THE CITY OF OUVIDOR-GO– 1949-1971CULTURE CORPORAL AS A CONCEPTION THAT ORGANIZES PHYSICAL EDUCATION AND CHARACTERIZES WHAT IS SCHOLAR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

ALBUQUERQUE, Andrea Serpa; SOUZA, Dileno Dustan Lucas de  and  SILVA RIBEIRO, Simone da. A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSAO DA ESCOLA SEM PARTIDO. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.247-259.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.28814.

Recentemente, nós educadores e pesquisadores de longa data em Educação, temos sido pegos de surpresa com a rapidez e a inconsistência de várias discussões e até mudanças legais que vêm ocorrendo em nosso sistema educacional, muitas vezes oriundas de sujeitos e organizações historicamente distantes e alheios as discussões e produções científicas da área das últimas décadas, quiçá séculos. Neste ensaio buscamos refletir sobre o contexto de onde vêm estas discussões e mudanças procurando contrapor as premissas e os argumentos que as sustentam. Para dar conta desta tarefa buscamos um diálogo com Paulo Freire, pois além de reconhecermos sua inegável genialidade e importância para a Educação ocidental, precisamos dizer de sua capacidade de contribuir com reflexões acerca de questões contemporâneas de modo que suas obras se situam tanto no campo da resistência política, como no campo de uma discussão teórica que precisamos urgente retomar com os jovens educadores deste século.

Keywords : Paulo Freire; Escola Sem Partido; Política.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )