SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49A CONTEMPORANEIDADE DO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE NO CONTEXTO DE DISCUSSAO DA ESCOLA SEM PARTIDODIVERSIDADE NEGADA: Vozes de educadores/as sobre bullying na escola índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

ARAUJO CARVALHO, Rosa Malena de. A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLAR. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.260-274.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.24933.

Entrelaçando com sentidos educacionais que qualificam a docência nas escolas públicas contemporâneas, compartilhamos estudo realizado no período de pós-doutoramento. Partindo da ideia de que a não caracterização da educação física, como prática pedagógica, faz parte das forças que descaracterizam o escolar, no desenvolvimento do estudo identificamos que a escolarização sofre os impactos e os interesses que não são de sua responsabilidade. Nesse processo, em diálogo com Larrosa, Masschelein, Simons, Sloterdijk e o Coletivo de Autores, destacamos as práticas corporais como conhecimentos e a escola como um bem público. Nossas considerações argumentam para a materialidade da educação física que se faz no escolar, em movimento que requer olhar para o conjunto do trabalho docente.

Palabras clave : Escola Pública; Educação física escolar; Cultura Corporal.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )