SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49CULTURE CORPORAL AS A CONCEPTION THAT ORGANIZES PHYSICAL EDUCATION AND CHARACTERIZES WHAT IS SCHOLARPERIODS AND IMAGES OF FUNCTIONS SINE AND COSINE AN VERIFICATION THROUGH SOFTWARE GEOGEBRA author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

SILVA JUNIOR, Jonas Alves da  and  OLIVEIRA, Rinalva Sales de. DIVERSIDADE NEGADA: Vozes de educadores/as sobre bullying na escola. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.275-291.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153.

O trabalho objetiva analisar que fatores encontram-se subjacentes à prática do professor que o predispõe a ser vítima ou colaborador do bullying na escola. O referencial teórico baseou-se em Fante, Abramovay e Schilling, que abordam a violência escolar em diferentes matizes. A pesquisa qualitativa foi realizada em três escolas do Ensino Fundamental. Utilizou-se questionário como instrumento de investigação para 13 professores/as. Chegamos à conclusão de que o preconceito e a discriminação permeiam a relação entre pares por meio de brincadeiras e apelidos pejorativos; de que existe dificuldade dos educadores intervirem de modo efetivo diante desta forma de agressão; que há resistência em entender as diferenças e a diversidade como algo positivo e desejável e, ainda, professores/as que reconhecem o bullying como um tema de pouca importância.

Keywords : Violência; Diversidade; Bullying.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )