SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número49A CULTURA CORPORAL COMO CONCEPÇÃO QUE ORGANIZA A EDUCAÇÃO FÍSICA E CARACTERIZA O ESCOLARPERÍODOS E IMAGENS DAS FUNÇÕES SENO E COSSENO: Uma verificação por meio do software Geogebra índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista Teias

versión impresa ISSN 1518-5370versión On-line ISSN 1982-0305

Resumen

SILVA JUNIOR, Jonas Alves da  y  OLIVEIRA, Rinalva Sales de. DIVERSIDADE NEGADA: Vozes de educadores/as sobre bullying na escola. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.275-291.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.  https://doi.org/10.12957/teias.2017.25153.

O trabalho objetiva analisar que fatores encontram-se subjacentes à prática do professor que o predispõe a ser vítima ou colaborador do bullying na escola. O referencial teórico baseou-se em Fante, Abramovay e Schilling, que abordam a violência escolar em diferentes matizes. A pesquisa qualitativa foi realizada em três escolas do Ensino Fundamental. Utilizou-se questionário como instrumento de investigação para 13 professores/as. Chegamos à conclusão de que o preconceito e a discriminação permeiam a relação entre pares por meio de brincadeiras e apelidos pejorativos; de que existe dificuldade dos educadores intervirem de modo efetivo diante desta forma de agressão; que há resistência em entender as diferenças e a diversidade como algo positivo e desejável e, ainda, professores/as que reconhecem o bullying como um tema de pouca importância.

Palabras clave : Violência; Diversidade; Bullying.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )