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Revista Teias

versão impressa ISSN 1518-5370versão On-line ISSN 1982-0305

Resumo

PRADO, Danielle Nunes Martins do  e  VITALIANO, Celia Regina. ANÁLISES DE POLÍTICAS EDUCACIONAIS REFERENTES AO PROFESSOR DE APOIO EM CLASSES INCLUSIVAS. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.300-314.  Epub 25-Ago-2021. ISSN 1982-0305.

O processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais fez surgir a figura do professor de apoio. Este artigo analisa as orientações das políticas educacionais nacionais, do estado do Paraná e do município de Londrina acerca do papel desse professor. Foram analisados dezesseis documentos legais, considerando o papel do professor de apoio no contexto da educação inclusiva. Os resultados evidenciaram que a legislação educacional nacional, na maioria dos documentos contempla um profissional com funções voltadas à locomoção, higiene e alimentação. As legislações educacionais do estado do Paraná e do município de Londrina orientam quanto a uma prática colaborativa do professor de apoio junto ao professor regente de classe comum numa perspectiva inclusiva.

Palavras-chave : políticas educacionais; educação inclusiva; professor de apoio.

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