SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue49Analyzes of educational policies regarding support teacher in inclusive classes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista Teias

Print version ISSN 1518-5370On-line version ISSN 1982-0305

Abstract

FERNANDES, Carla Helena  and  CHALUH, Laura Noemi. ENTRE(VISTAS): Da implicação aos saberes e conhecimentos sobre o ensinar e a inclusão escolar. Revista Teias [online]. 2017, vol.18, n.49, pp.315-333.  Epub Aug 25, 2021. ISSN 1982-0305.

A pesquisa, realizada com professores do ensino fundamental que atuam em escolas estaduais localizadas em municípios do sul de Minas Gerais, teve como foco as questões que emergem da matrícula no ensino regular de alunos que têm necessidades educacionais especiais. Este texto, um recorte da referida pesquisa, discute as entrevistas realizadas. Na perspectiva de narrativas, pondera sobre as entrevistas como situações de reflexões e evidencia as tramas construídas por meio da interação estabelecida entre pesquisadora, professoras e seus saberes e conhecimentos. Considera-se que a interação estabelecida, a partir dos lugares de pesquisadora e professora, se mostra profícua na promoção de reflexões que podem possibilitar a (re)construção dos saberes docentes.

Keywords : interação; saberes; entrevistas narrativas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )